thumb_IMG_5005_1024 Continuar lendo. 

Bernardo Vasconcellos, da Eccil, aposta no mercado de prédios de pequeno porte em BH

Sócio-diretor da Eccil – Engenharia e Consultoria Ltda. – fundada em 1981-, o engenheiro civil Bernardo Coelho de Vasconcellos, 57, especializou-se em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral (FDC) e Matemática Financeira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Começou sua carreira como calculista de concreto armado desde seu primeiro estágio, ainda na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, e de lá trouxe a experiência e o padrão de exigência do trabalho que executava. Nos últimos 20 anos, como parte do leque de negócios da sua empresa, vem se dedicando a um nicho de mercado muito diferenciado: a construção de prédios residenciais de pequeno porte, que ocupam de um a dois lotes, e foco em uma das regiões mais nobres e cobiçadas de Belo Horizonte, a Centro-sul.

Com lançamentos de sucesso nos bairros Sion, Anchieta, Serra e Santo Agostinho, Bernardo conta que, nas últimas duas décadas, a sua construtora lançou um novo prédio a cada ano e meio, em média. “São prédios pequenos, com apartamentos que variam entre 75m² a 100m², sem áreas de lazer, e onde o atrativo principal é a combinação da excelente localização com condomínio de baixo custo e uma arquitetura diferenciada.” Segundo ele, cada projeto é único, e faz questão de ressaltar a preocupação com a qualidade final do empreendimento: “Sou muito perfeccionista”, diz, exemplificando que, apesar do altura, todos os seus prédios, com três a cinco andares, possuem elevadores.

Na contramão da tendência dos últimos anos, com muitos lançamentos de prédios residenciais altos e com padrão de luxo na região sul de BH, Bernardo atribui o sucesso dos seus edifícios a um público-alvo cuja idade está na faixa dos 50 anos. “Temos também jovens de classe média que querem evitar o trânsito e desperdício de tempo com deslocamentos entre o local de moradia e o restante da família, mas querem morar bem e abrem mão do luxo”.

Segundo Bernardo, pelo menos a metade dos seus empreendimentos focados no segmento de prédios residenciais de pequeno porte foi desenvolvida pela equipe da Arquitetura Oscar Ferreira: “Precisávamos de uma empresa que nos desse respostas rápidas e inteligentes para as especificidades do nosso negócio. Encontramos na AOF o que procurávamos: um escritório de arquitetura que oferece uma visão completa do projeto, que vai muito além da beleza estética.”

Para o proprietário da Eccil, o que mais chama a atenção no trabalho da Oscar Ferreira é o entendimento dessa excelência nos pormenores técnicos: projetos estruturais e de utilidade, otimização de estruturas de transição nas garagens, alocação inteligente dos shafts (locais para a descida de água, fria, quente e esgoto) etc. “Optamos pela AOF por ser uma empresa multi-tarefa. Dessa forma, conseguimos manter um bom preço, reduzir custos e atender o mercado com valores competitivos. A inteligência gera economia para o construtor e viabiliza o projeto, tornando-o bem realizado”, completa o construtor.

thumb_IMG_5005_1024

A Eccil – Engenharia e Consultoria Ltda., de Bernardo Vasconcellos, se especializou na construção de prédios pequenos em áreas nobres de BH.

Foto: Eccil – Engenharia e Consultoria Ltda.