Este prédio está localizado na Vila da Serra, na região sul de Belo Horizonte. A planta é inteligente e busca ampla flexibilidade no aproveitamento dos espaços, inclusive com conjugação entre andares. Além disso, a estrutura em concreto protendido cria grandes vãos livres por pavimento, os quais podem ser customizados de diversas formas. Foram programadas várias opções de plantas prevendo diferentes possibilidades de layout, flexibilizando inclusive a localização de áreas molhadas como banheiros e copas e a escolha do sistema de ar-condicionado. (2006)  Foto: Christoph Reher Continuar lendo. 

Edifício Atlas, projetado pela AOF, é referência imobiliária em Nova Lima

Um dos prédios mais imponentes e cobiçados do bairro Vila da Serra, em Nova Lima, vem aparecendo com frequência nos últimos dias em anúncios de jornal de uma página inteira na capital mineira. Trata-se do Edifício Atlas, da Construtora Atrium, localizado ao lado da torre Altavila e próximo à sede da FIAT, no ponto mais alto daquela região.

Projetado pela Arquitetura Oscar Ferreira, o Edifício Atlas concilia funcionalidade estética e racionalização, utilizando os mais rigorosos padrões técnicos de segurança e modernas tecnologias construtivas, com um projeto 100% adequado às necessidades do usuário final. Isso representou pavimentos que puderam ser personalizados de diversas formas, sendo divididos em pequenas salas, grupos de salas ou andar corrido, em função do uso. Dessa forma, várias opções de planta foram programadas com diferentes leiautes, inclusive com a flexibilização de áreas molhadas, como banheiros e copas.

Quanto à acessibilidade, a entrada para o Edifício Atlas se dá pelo pilotis ou subsolo, no caso de veículos. Pela rua, pode-se acessar o prédio através da rampa ou escada, e foram previstas catracas de identificação instaladas próximas à recepção do hall visando à melhoria da segurança. Os elevadores possuem sistema inteligente, que otimizam a sua utilização e geram redução no consumo de energia elétrica.

A solução estética do Edifício Atlas, por sua vez, causa grande impacto visual, desde a sua solução volumétrica até os acabamentos nobres e soluções internas de arquitetura arrojadas, tudo isto – ao contrário do que se possa imaginar – sem lançar mão de custos expressivos adicionais. Para acrescentar ainda mais beleza à obra, o acesso ao pilotis do Atlas foi ornamentado com três espelhos d’água, que integram o paisagismo local.

Este prédio está localizado na Vila da Serra, na região sul de Belo Horizonte. A planta é inteligente e busca ampla flexibilidade no aproveitamento dos espaços, inclusive com conjugação entre andares. Além disso, a estrutura em concreto protendido cria grandes vãos livres por pavimento, os quais podem ser customizados de diversas formas. Foram programadas várias opções de plantas prevendo diferentes possibilidades de layout, flexibilizando inclusive a localização de áreas molhadas como banheiros e copas e a escolha do sistema de ar-condicionado. (2006) Foto: Christoph Reher

Foto: Arquitetura Oscar Ferreira