IMG_20170820_121101230 Continuar lendo. 

Equipe da Oscar Ferreira confere oficina de arquitetura para crianças na Savassi

Ontem, domingo, dia 20 de agosto, uma equipe da Arquitetura Oscar Ferreira esteve presente no evento Oficina de Arquitetura para Crianças, uma das atrações da programação dominical do A Savassi é da Gente, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, na Praça Diogo de Vasconcelos, em Belo Horizonte.

A oficina, parte do XXVI Encontro entre Arquitetos, foi idealizada e realizada pelo CAUMG (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais) e o Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas – (CEAU-CAU/MG). O Objetivo é estimular as crianças a pensarem como os espaços por onde elas circulam são projetados e construídos, estimulando-as a perceberem a cidade onde vivem. Essa percepção foi feita literalmente com a “mão na massa”: munidos de lápis de cores, canetinhas e estojos escolares, as cerca de 150 crianças que estiveram presentes no local, em parte da manhã e da tarde, receberam dos organizadores material reciclável higienizado, como caixas de papelão, embalagens, jornais e garrafas pet para, sobre o asfalto, construírem uma enorme maquete de cidade – com a casa onde gostariam de morar e a cidade em que gostariam de viver.

A coordenação foi feita pelo professor Roccio Rover, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade FUMEC, e teve a participação de Simone Sayegh, uma das autoras do livro Casacadabra, que ensina arquitetura através de ilustrações, trazendo  informações de fácil assimilação pelo público infantil.

O A Savassi é da Gente acontece nas manhãs de domingo em parte das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, que são fechadas ao trânsito para a realização de atividades esportivas, de lazer e cultura. O apoio é da Secretaria Municipal de Esporte e LazerSMEL, Belotur, Copasa, Aterra Ambiental e da própria Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

IMG_20170820_121018091

A Oficina de Arquitetura para Crianças foi uma das atrações da programação do A Savassi é da Gente neste final de semana e atraiu aproximadamente 150 crianças, no período da manhã e à tarde.

Foto: Rubens Lacorte

IMG_20170820_121101230

Materiais recicláveis foram usados para a construção de maquetes de casas e prédios, despertando nas crianças o senso da importância do planejamento dos espaços urbanos.

Foto: Rubens Lacorte

IMG_20170820_122505861

Uma das autoras do livro Casacadabra, que ensina conceitos de arquitetura e urbanização ao público infantil, Simone Sayegh esteve presente no local, acompanhando o desenvolvimento das oficinas.

Foto: Rubens Lacorte